Plano de Ação Supervisora

PLANO DE AÇÃO SUPERVISORA 2013

ATRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR

- Supervisionar todo o processo didático, em seu tríplice aspecto de planejamento, controle e avaliação, no âmbito do sistema, da escola ou de áreas curriculares;
- Elaborar e executar o plano de supervisão do ensino, em consonância com as diretrizes traçadas pela Secretaria Municipal da Educação, adequando-o às peculiaridades das Unidades Escolares;
- Diagnosticar as necessidades e problemas da área educacional sob sua responsabilidade;
- Opinar quanto à necessidade e oportunidade de aperfeiçoamento e atualização do pessoal docente, técnico e administrativo;
- Supervisionar a aplicação de currículos, planos de cursos, programas e projetos com a colaboração dos sujeitos educativos;
- Assegurar ao sistema educacional conteúdos autênticos e definidos, em termos de qualidade e rendimento;
- Orientar os coordenadores pedagógicos no desenvolvimento de suas potencialidades profissionais, assessorando-os técnica e pedagogicamente, para incentivar-lhes a criatividade, o espírito de autocrítica, o espírito de equipe e a busca de aperfeiçoamento;
- Ministrar encontros de formação para os gestores escolares;
- Inspecionar as Unidades Escolares, acompanhando e controlando o desempenho dos seus componentes e zelando pelo cumprimento de normas e diretrizes para assegurar a regularidade e eficácia do processo educativo;
- Avaliar o processo ensino-aprendizagem, examinando relatórios ou participando de encontros, para aferir a validade dos métodos de ensino empregados, analisando e difundindo os dados de avaliação do rendimento escolar;
- Sugerir medidas para a melhoria da produtividade do processo ensino-aprendizagem;
- Assegurar o fluxo e refluxo de informações entre a Secretaria Municipal da Educação e as Unidades Escolares.


OBJETIVO GERAL


-Trabalhar em conjunto com a SEMEC, com os Coordenadores Pedagógicos, com a Direção e Corpo
Docente das Unidades Escolares, a fim de garantir a execução de todas as metas previstas neste Plano de Ação e melhorar o desempenho geral dos alunos sob jurisdição municipal.


OBJETIVOS
ESPECÍFICOS

-Mobilizar a equipe pedagógica nas atividades promovidas pela SEMEC;
-Acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos e projetos planejados pelos coordenadores e Professores;
-Sugerir à equipe pedagógica alternativas de atividades que favoreçam uma melhoria na aprendizagem principalmente nos aspectos observados como dificuldade;
-Estimular a iniciativa do docente em buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos de ensino;
-Estimular a criatividade do coordenador e do docente no ato de ensinar, para que possam cumprir a rotina em sala de aula;
-Manter as Unidades Escolares informadas das reuniões, cursos e palestras desenvolvidas no âmbito municipal;
-Coletar, analisar e divulgar os resultados de desempenho dos alunos visando à intervenção pedagógica necessária;
-Propor juntamente com a Direção da Escola e Coordenadores Pedagógicos a implantação e implementação de medidas e ações que contribuam para promover a melhoria da qualidade de ensino e o sucesso escolar dos alunos;
-Contribuir para que as famílias tenham acesso à escola, participando de atividades recreativas e sociais desenvolvidas nas escolas.


METODOLOGIA E AÇÕES

Considerando as múltiplas funções que serão desempenhadas os procedimentos serão de
prevenir, cooperar e intervir, tendo em vista a melhoria dos alunos sob jurisdição municipal frente às avaliações externas e aumentar o índice de
aprovação da rede como um todo:
1-Elaboração de diagnóstico de cada Unidade Escolar;
2-Encontro mensal de formação em serviço para os Coordenadores Pedagógicos e em momento
exclusivo para Gestores;
3-Realização de visitas de acompanhamento às Unidades Escolares e às salas de aula, assim organizadas:
a) Visitas anunciadas – avisadas com antecedência;
b) Visitas planejadas – planejadas as aulas pelos professores e orientadas, de forma específica,
pelos coordenadores pedagógicos;
c) Visitas repentinas – sem serem avisadas antecipadamente.
4-Entrevista com professores;
5- Elaboração de questionário pós-visita;
6- Encaminhamento das reivindicações dos Coordenadores Pedagógicos e de Professores à SEMEC;
7- Reuniões de Supervisores para estudo de temas relevantes para o aprimoramento pedagógico e administrativo;
8- Reunião de Supervisores com a Diretora Pedagógica;
9- Promoção de Palestras;
10- Elaboração de Projetos;
11- Planejamento, controle e avaliação de
projetos pilotos;
12-Elaboração de campanhas, gincanas e festivais;

CONCLUSÃO
Bons líderes são aqueles que indicam uma direção para a atividade de grupo, esclarecem os objetivos, fazem julgamentos relevantes quando orientam a discussão, conservam os indivíduos na linha traçada, são os vigilantes da agenda, pressionam a participação completa e forçam as decisões (SERGIOVANNI E STARRAT, 1986).

3 comentários:

  1. Desculpe, meus caros. Mas dentro de sua descrição estão atribuições de coordenadores pedagógicos e de diretores. Apenas parte desta descrição é ação supervisora. Muitas ações, que são realmente responsabilidade do supervisor, não estão elencadas.

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